Parabéns! 'Bora começar a estudar?

COMECE AQUI

Mande sua dúvida sobre ESTA aula para o e-mail aprendaeletronica@paulobrites.com.br
colocando no ASSUNTO o o número do módulo e número da Aula

Este post tem 21 comentários

  1. alex sandro

    Apesar de um pouco experiente eu assisti todo o video, como gostei do modo de ensino fiz mimha assinatura, vamos com tudo.

    1. paulobrites

      Conte comigo
      Estudar a distância não é fácil, principalemte um assunto que exige praticar mas, não pe impossível
      Meu primeiro curso de eletronica foi a distância No tempo do correio…

  2. Felipe Garcia

    Em uma pilha ou bateria, quando a voltagem tá menor do que ela deveria ser, exemplo, uma pilha AA com 1.2V, é sinal de descarregamento?

    1. paulobrites

      Sim, quando a voltagem está abaixo do especificado significa que ela está perdendo a capacidade de produzir energia ou como se diz, popularmente, está “descarregada”.
      Se você colocar uma carga, por exemplo, uma lâmpada verá que a tensão cai mais ainda.
      Pilhas e baterias recarregáveis são aquelas em que se pode reverter a reação a química.
      Veja estes dois artigos
      https://www.paulobrites.com.br/a-especificacao-de-corrente-das-pilhas-ou-baterias-recarregaveis/
      https://www.paulobrites.com.br/baterias-recarregaveis-e-recarregadores/

      1. Felipe Garcia

        Achei o primeiro artigo mais fácil que o segundo, preciso ler mais algumas vezes, uma dúvida:

        Baterias de carro sofrem desse efeito memória? Pois o alternador acaba recarregando a bateria ( ainda não sei como ele faz isso, mas acredito que ele produza energia através de magnetismo já que não é produto de reação química ) durante o nosso uso.

        1. paulobrites

          As baterias recarregáveis não são eternas, com o tempo elas também não aceitam mais recarga por esgotamento das reações químicas O mesmo acontece com as baterias de carro e até onde eu sei elas não oferecem o efeito memória.
          Bem mais a frente tem aulas de electromagnetismo e você entenderá como funciona a recarga das baterias de carro através do alternador.

  3. cicero martins

    so retificando prof. que em dois adaptadores tive leitura em ambas posicoes do multimetro , tanto em DVC COMO em ACV. por isso a duvida. obrigado

    1. paulobrites

      respondi antes se ainda tiver dúvida pode falar (escrever rsrsrs)

    2. paulobrites

      A leitura ocorrerá mas o valor estará errado.
      Eu vou gravar uma aula sobre isso em breve

  4. cicero martins

    boa noite prof. desculpe a pergunta num sabado a noite , mais fiquei com uma duvida aqui , fiz medicoes em diferentes adaptadores e fontes aqui , e como o sr. disse se nao tiver etiqueta denominando as tensoes , pelo multimetro terei elas sem problemas , o que acontece e que em dois adaptadores teve leitura , com valores bem diferentes , sera problema nas fontes ? ou isso pode acontecer mesmo em alguns casos, se bem que pelos valores fornecidos eu identifiquei como sendo saidas DCV , e espero estar certo rsrs , desde ja agradeco a atencao e que o sr. tenha um bom final de semana. grato !!

    1. paulobrites

      Tem duas questões a considerar.
      1) se estiver usando a posição incorreta, por exemplo, ac para medir dc ou vice versa, a leitura será falsa.
      2) O valor de tensão indicado na etiqueta só será igual ao medido quando a fonte estiver com carga. Em aberto sempre dará um valor maior.
      Espero que tenha esclarecido.
      Bom final de semana

  5. Claudio

    Paulo, você ligou um adaptador “AC” na escala “DC” supondo que não sabia a escala certa, essa inversão não queimaria o multímetro?

    1. paulobrites

      Claudio
      Eu não entendi muito bem a sua pergunta. Você poderia citar, por favor, o tempo do vídeo onde isto aparece para que eu possa analisar a sua dúvida?

        1. paulobrites

          Ok Claudio
          Sua pergunta é ineteressante.
          Não tem problema usar a escala errada AC ou DC se você não sabe o “tipo” de tensão que vai medir. Você apenas não irá obter uma leitura correta se colocar em AC e for DC ou vice versa. O IMPORTANTE é começar sempre com a maior escala sempre que tiver duvida sobre o valor da tensão a ser medida e ir diminuindo a escala depois.
          Outra questão importante é usar a posiçao correta da grandeza elétrica que vai medir, ou seja, se vai medir tensão não deve colocar na posição de resistência ou de corrente, por exemplo.
          Se ainda ficar em dúvida pergunte, não se acanhe. Estudar a distância é mais complicado mesmo.

          1. Claudio

            Então, supondo que eu não saiba a tensão que chega na minha casa ” 110v ou 220v “, posso seguir o mesmo processo pra medir a tensão direto na tomada?
            Desculpe à falta de conhecimento básico ok?

            1. paulobrites

              A energia distribuida pelas concessionárias é SEMPRE AC. Então você deve escolher a posição AC da chave, como não não sabe se é 110 (o correto nO Brail é 127V) ou 220V, use a escala mais alta do instrumento. Se usar a posição DC,mesmo na escala mais alta, você verá que não haverá leitura. Mal comparando é como querer medir líquidos com uma régua.

              Uma coisa é o “tipo” de tensão AC ou DC, outra coisa é valor máximo que a escala suporta. Você não pode colocar 2 litros dagua numa garrafa que só suporta 1 litro, não é?

                1. paulobrites

                  Vamos juntos ‘bora aprender sempre!

  6. Rubens

    Gostei muito da didática, faz a eletrônica não parecer um bicho de 7 cabeças. Curioso para ver os próximos módulos e ler o e-book. Parabéns!!!

    1. paulobrites

      Ótimo Rubens, nada é u bicho de sete cabeças. Estou aguardando você na área VIP.

Deixe uma resposta